Em reunião com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (SP), a General Motors confirmou que vai produzir as novas gerações da picape Chevrolet S10 e do SUV Trailblazer na fábrica do Vale do Paraíba. Ambos os modelos chegarão às lojas brasileiras até o início de 2023.

O anúncio da GM acabou por tranquilizar os funcionários da fábrica de São José dos Campos, que, por várias vezes na última década, esteve ameaçada de fechar. Agora, com o aporte milionário da montadora, a unidade já contratou 400 novos funcionários e prevê efetivar outros 200.

Dessa forma, a GM aplicará cerca de R$ 5 bilhões na modernização da linha de montagem da fábrica, para lançar a nova geração da S10, bem como a nova linha do SUV Trailblazer. A dupla estreia em 2022 como linha 2023, podendo estrear ainda no segundo semestre.

Este investimento é parte do pacote de R$ 10 bilhões que a montadora anunciou em 2019, mas que foi congelado com a pandemia. No início deste ano, a filial brasileira da GM confirmou a retomada dos planos, que incluem a nova geração da Spin, além da substituta da Montana.

Aposta em picapes e SUVs

Com a renovação da dupla S10 e do Trailblazer, a GM começa a traçar uma trilha semelhante à da compatriota Ford. A montadora vai mudar de foco dos produtos nos próximos anos, apostando no lançamento de SUVs e picapes, e reduzindo sua linha de carros de passeio da Chevrolet.

Nesse sentido, a grande aposta da GM é a nova geração da picape Montana. O modelo terá produção na fábrica de São Caetano do Sul, que já está em processo de modernização da linha de montagem. Por ora, a marca confirma apenas que a nova Montana nascerá da plataforma modular GEM, presente nos novos Onix e Onix Plus, e no SUV Tracker.

Por enquanto, nova picape ainda não tem nome definido, mas poderá se chamar Grand Montana. Até o momento, sabe-se apenas que a picape será maior que a velha geração, feita sobre o antigo hatch Agile, que saiu de linha no fim de abril. Seu porte será próximo ao da Fiat Toro.

S10 atual ainda terá novidades

Antes de lançar a nova geração da S10, a picape da Chevrolet pode ter versão off-road com o emblema Z71. Inédita na S10, a sigla no exterior indica os modelos da marca que oferecem preparação fora-de-estrada. São versões com apelo off-road, não só estético, mas com suspensão alta, pneus todo-terreno e outros ajustes.

Segundo reportagem do Autoblog Argentina com concessionários locais da Chevrolet, a GM está desenvolvendo uma variante da picape média com o emblema off-road. O lançamento tem até previsão: será no segundo semestre deste ano. A publicação consultou a GM na Argentina, que negou as informações e disse não comentar “especulações de mercado”.

Entretanto, fontes garantem que a Chevrolet S10 Z71 está “no forno” e fará sua estreia nos próximos meses. Caso isso se confirme, será posicionado acima da atual versão topo de linha High Country.



Leia mais



ou busque pelas opções abaixo
ANUNCIE GRÁTIS