A General Motors confirmou a vinda de três novos modelos elétricos para a América do Sul: Blazer EV, Equinox EV e Bolt EUV. O primeiro que deve desembarcar no Brasil é o Bolt SUV, previsto para 2023. Os outros dois carros da Chevrolet podem chegar por aqui somente a partir de 2024, porque ainda têm seus projetos em andamento nos Estados Unidos.  

O Bolt é um dos carros que mais sofreu com a pandemia, crise de semicondutores e recall nos EUA. Ele veio ao Brasil em 2019, terminou o ano de 2020 como o segundo carro elétrico mais vendido no País com 108 unidades, atrás apenas do Audi e-Tron com 183 exemplares, e em 2021 houve a interrupção da produção na fábrica americana na metade do ano, retornando em 2022. 

O iCarros, inclusive, avaliou a versão Premier do hatch elétrico em 2021. 

A Chevrolet promete a chegada de um novo lote do Bolt EV em breve, com acabamento atualizado. A configuração crossover, que será uma novidade no Brasil, deve utilizar o mesmo motor elétrico de 203 cv de potência e 36,7 kgfm de torque máximo. A bateria é de 66 kWh para ambos e a autonomia do SUV é estimada em 397 km, um pouco abaixo dos 416 km da versão hatch.  

“O próximo modelo a chegar na região (América do Sul) será o Bolt EUV, que estreia na Colômbia já no segundo semestre deste ano e em outros mercados a partir de 2023. Depois planejamos ofertar outros modelos globais da marca, como o Blazer EV e o Equinox EV, que ainda estão em fase de desenvolvimento nos EUA”, diz Santigo Chamorro, presidente da GM América do Sul.  

A montadora norte-americana tem o objetivo de se tornar neutra em carbono até 2040. Como parte deste plano mundial, a empresa está investindo 35 bilhões de dólares no desenvolvimento de 30 veículos elétricos e autônomos até 2025. 

Recentemente, a GM e a Honda firmaram uma parceria para desenvolvimento de carros elétricos mais acessíveis para diversos segmentos, com o objetivo de popularizar a produção no mercado global, principalmente para países emergentes. A colaboração das fabricantes prevê um trabalho especializado em desenvolvimento de baterias e maior produção de veículos. Os primeiros carros deste projeto devem chegar no final desta década. 



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