E o que é? Trata-se de um recurso muito bom, incorporado aos automóveis junto com o pacote que inclui controles de tração e estabilidade, os conhecidos TCS e ESC. O sistema consiste em travamento automático dos freios quando o veículo está em um plano inclinado.
Geralmente, em carros que não possuem essa tecnologia, o motorista precisa manter o pé no freio para segurar o carro parado numa ladeira, quando este está no trânsito. Para sair, se for manual, precisará acionar a embreagem e engatar a primeira marcha, mas para que o veículo comece a andar sem voltar para trás, o condutor tem de aliviar o pé da embreagem até que sinta o carro mover-se suavemente para frente. Então, basta tirar o pé do freio e acelerar.
Dependendo do local de avaliação de condutores, o teste de condução também envolve esse tipo de manobra. Quem não se sente seguro em fazer isso, terá de puxar o freio de mão e só solta-lo quando o carro já estiver pedindo para sair, o que causa o efeito visual de carros abaixando-se em ladeiras muito íngremes. Já em carros automáticos sem o assistente de partida em rampa, planos pouco inclinados são suportados pela aceleração normal desse tipo de transmissão, mas não em ladeiras bem acentuadas. Aí, é preciso ser rápido para evitar que o carro desça.
Com o assistente de partida, tudo muda. Tanto no manual quanto no automático, o sistema trava os freios por 3 segundos em média quando o pé é retirado do pedal de freio. Isso dá tempo suficiente para engatar uma marcha e sair no manual ou ir direito na aceleração, em caso de automáticos. Como já tido acima, o recurso vem junto com um pacote de segurança ativa. Então, quais carros tem assistente de partida em rampa?
Como sabemos, os carros mais caros geralmente vem com estes três sistemas, então é seguro afirmar que quase todos os carros acima de R$ 100 mil já possuem esse recurso? A resposta é não. Existem algumas picapes e as SUV em versões de frota ou bem simples, que só dispõem de ABS e EDB.
Já abaixo de R$ 100 mil, o assistente de partida não é tão frequente, mas o panorama está mudando. Muitos carros compactos passaram a oferecer de série ou opcional, o trio de segurança mencionado. Assim, vamos conhecer quais carros abaixo do patamar de preço mencionado utilizam essa tecnologia. As versões e pacotes serão especificados para que o leitor saiba o preço do veículo com esse item.