A BMW está pronta para lançar as novas gerações do Série 1 e do Série 2, que terá uma inédita versão Gran Coupé. Os entusiastas sempre curtiram o fato dos modelos terem tração traseira e uma tocada bem diferente dos rivais Audi A3 e Mercedes-Benz Classe A, porém, esse é um detalhe que vai mudar nos BMW. E pode ser para melhor. Confira os flagras recentes dos novos modelos da alemã e saiba o que mais vai ser alterado.

BMW Série 1

A BMW está se preparando para atualizar o hatch Série 1. O modelo 2019 fará uso da plataforma UKL1, a mesma do Mini Countryman, e virá equipado com tração dianteira. Vale lembrar que as duas gerações originais seguiam fielmente a tradição de tração traseira da BMW.

As imagens do carro camuflado flagrado pela Agência Automedia revelam como ficará a nova geração do modelo de entrada da marca alemã, rival de médios (compactos para o padrão europeu) como o Audi A3 e o Mercedes Classe A. . O novo Série 1 deve começar a ser vendido no início de 2019, na Europa. E, segundo a mídia especializada internacional, poderá custar aproximadamente o mesmo que o modelo atual.

Apesar de mudar a forma de tracionar o conjunto, não é esperado que o novo Série 1 mude assim tão radicalmente em design comparado ao modelo atual. A estratégia pode até decepcionar os puristas da marca alemã, mas permitirá que a fabricante economize uma boa grana no desenvolvimento (graças ao compartilhamento com os Minis), ofereça um pouco mais de espaço e popularize as opções híbridas. Tudo para ajudar a reduzir o consumo e as emissões.

A dianteira é inspirada no Série 5, e traz faróis angulados com luzes diurnas hexagonais que se alinham com o restante da linha. Enquanto isso, a traseira tem para-choque redesenhado, agora, menos menos volumoso. A porção traseira também terá uma silhueta menos conservadora e mais esportiva. A própria linha ascendente dos vidros mostram que o Série 1 ficou mais cupê, não muito diferente do X2.

Com uma ampliação geral de medidas, o Série 1 pode trazer maior capacidade de carga do que os antigos 360 litros. Além disso, a nova arquitetura deverá diminuir a altura do elevado túnel central. Ampliar a cabine sempre foi uma vantagem do uso da tração dianteira, afora a eliminação do motor e transmissão longitudinais, outros vilões do aproveitamento de espaço. Os puristas terão pelo menos a opção de tração integral em algumas configurações.

Segundo a BMW, é que o espaço para a cabeça e para as pernas ficarão mais generosos. Assim como o vão para os ombros, que será maior do que o carro que será substituído. O hatch de entrada da BMW poderá emprestar os motores dos atuais modelos Mini e X1. As versões de entrada provavelmente contarão com um 1.5 tricilíndrico turbodiesel ou a gasolina. Um pouco mais acima haverá o 120i, que deverá ser equipado com motorização 2.0 de quatro cilindros, enquanto o 120d deve abrigar um motor diesel 2.0.

Claro que as atualizações não se limitarão às partes externas. O painel principal ganhará design muito mais ousado e vai ficar semelhante ao que equipa o Série 5. Na superfície, que trará acabamento de madeira e detalhes em alumínio, haverá uma grande tela multimídia acima de uma seção lisa de mostradores e botões.

A má notícia é que com a introdução da nova plataforma os compradores terão de se despedir dos motores de seis cilindros em linha, tal como o 3.0 que equipa o M140i. Em seu lugar, podemos esperar por unidades turbo de quatro cilindros.

BMW Série 2 Gran Coupe

O novo Série 2 irá chegar até o final de 2019, no mercado europeu, adotando a plataforma UKL2. É a mesma base já utilizada por vários modelos Mini como o Contryman, Séries 2 Active e Gran Tourer, além dos novos X1 e X2. A construção permitirá que o modelo adote tração dianteira. Mas, apesar disso, a linha ainda contará com modelos de tração nas quatro rodas.

As imagens flagradas pelo pessoal da Automedia revelam um Série 2 Gran Coupe, em Munique. É uma variante inédita, cujo formato de carroceria o enquadra no segmento dos cupês de quatro portas. O objetivo é concorrer com o Mercedes-Benz CLA e com o futuro Audi A3 Sportback.

O carro camuflado revela uma carroceria com queda do teto contínua e porta-malas curto, que parece indicar um carro de cinco portas, estilo Gran Coupé. E, segundo a BMW, o novo Série 2 não irá canibalizar o seu principal pilar da linha BMW, o Série 3.

O desempenho da gama virá de motores de três e de quatro cilindros. Mas existe a possibilidade de uma versão híbrida, ou seja, uma variante com assistência de propulsão elétrica.

Por outro lado, como opção mais esportiva o modelo mais nervoso da linha, o M2 Coupé, deverá manter um motor longitudinal com tração traseira. Isso porque a marca acredita que haja espaço suficiente dentro da linha para acomodar um modelo de tração traseira. Ou seja, podemos esperar por um cupê tradicional que siga a tradição.



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