Neste artigo, falaremos dessa variante diferente do Pajero, que compartilha a plataforma com a picape L200 Triton Sport.

Mas, antes de contarmos sua história, vamos falar diretamente da nova geração do Pajero Sport, que está chegando ao Brasil na versão HPE-S e com preço sugerido de R$ 259.990.

O utilitário esportivo já era aguardado por aqui e chegou dois anos depois de seu lançamento na Tailândia, onde rapidamente teve sucesso.

Com o Pajero Sport 2019, a Mitsubishi enterra de vez a geração anterior do utilitário esportivo, que aqui chegou a ter versões próprias, como o Pajero Outdoor, além do bem conhecido Pajero Dakar.

De versões básicas de frota até um pacote mais completo, o SUV foi o maior modelo de seu segmento feito pela marca no Brasil, pois Pajero Full e Outlander são importados.

A atual geração do Pajero Sport corresponde à da picape média L200 Triton Sport, que igualmente adicionou novos motores e design diferenciado.

Assim como esta última, o SUV manteve sua proposta em relação ao modelo anterior, focado em um veículo robusto, montado sobre chassi de longarinas e com total capacidade 4×4 com reduzida.

Aproveitando a estrutura básica da L200, o Pajero Sport 2019 tem como diferencial o distanciamento em termos de design, anteriormente compartilhado com a picape.

Quando surgiu, o utilitário esportivo chamou tanto a atenção do público asiático que logo os clientes de Triton começaram um movimento que culminaria na atualização da picape.

Graças ao visual expressivo, o Pajero Sport rapidamente virou um sucesso e fez com que donos de L200 Triton Sport simplesmente clonassem a frente do SUV na picape, o que inspirou a atualização da mesma, recentemente revelada na Ásia.

Embora pareça um veículo muito grande, na verdade o modelo é menor que o Pajero Full.
 

Com 4,785 m de comprimento, 1,815 m de largura, 1,805 m de altura e 2,800 m de entre-eixos, o Pajero Sport está longe dos quase 5 m do Pajero Full.

Mesmo assim, apresenta bom espaço interno para sete pessoas.

O modelo compartilha parte dos motores da L200 Triton Sport, mas se destaca mais pelo uso de uma caixa de câmbio automática da Aisin com 8 marchas.

Produzido atualmente na Tailândia, Indonésia e Bangladesh, o Pajero Sport 2019 deverá ser feito também em Anápolis-GO, iniciando um processo de nacionalização que deverá incluir versão flex, assim como edições especiais ou focadas exclusivamente no mercado brasileiro.

Chamado também de Montero Sport e Shogun Sport em alguns países, o Pajero Sport 2019 tem basicamente três motores disponíveis no mercado mundial.

Em países do Oriente Médio, por exemplo, o modelo tem o propulsor V6 3.0 6B31 com injeção eletrônica indireta e 222 cavalos, contando com torque de somente 28,6 kgfm.
 

Esta variante tem consumo médio de 10,5 km/l com aceleração de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos e máxima de 190 km/h.

É pouco provável que essa variante venha ao Brasil, pois sua potência e torque são inferiores aos da Chevrolet Trailblazer, que chega a 279 cavalos e 35,7 kgfm. A versão V6 da Toyota SW4 não é mais vendida.

Com diesel, o Pajero Sport tem duas outras opções de motor.

A primeira é a 4D56, que é um propulsor turbo diesel com sistema de injeção Common Rail e 136 cavalos, entregando um torque de 31,9 kgfm. Essa é a opção de acesso no mercado asiático e tem opções de tração 4×2 ou 4×4, tal como a versão V6 a gasolina.

A topo de linha tem motor diesel 4N15 MIVEC de quatro cilindros com turbo e injeção Common Rail, entregando 181 cavalos e 43,7 kgfm.

Aqui, esse propulsor chegará no primeiro semestre de 2019 com transmissão automática de 8 marchas e sistema de tração Super Select II com quatro modos: 4×2, 4×4, 4×4 parcial e reduzida e também 4×4 com reduzida.
 

O Pajero Sport tem ainda câmbio manual de cinco ou seis marchas no exterior, bem como a transmissão manual de cinco marchas, já conhecida da picape média L200 Triton Sport.

Com o novo câmbio, o SUV terá desempenho melhor, assim como eficiência energética ampliada, atendendo assim as exigências de consumo e emissão mais baixos.

Pesando 2.100 kg, o Pajero Sport tem ângulo de entrada de 30 graus, ângulo de saída de 23,1 graus e inclinação lateral de 45 graus.

O SUV tem capacidade para suportar até 70 cm de lâmina d´água, bom para travessias de cursos de água ou áreas alagadas. A capacidade de reboque é de 750 kg sem freio e 3.100 kg com freio próprio
Pajero Sport 2019 – Design
 

Apesar de ter conseguido um bom resultado na parte frontal, a Mitsubishi não foi tão bem no desenho da traseira.

O Pajero Sport apresenta um aspecto apreciável na dianteira, onde aplicou com sucesso o layout Dynamic Shield com a fusão do conjunto ótico de LED – e de tamanho compacto – com a mescla de lâminas cromadas da grade.

Essa base brilhante sustenta com destaque os três diamantes do logotipo da Mitsubishi, criando um visual mais imponente.

Com arcos laterais cromados, o conjunto deixa que as laterais invadam o espaço frontal, centralizando a área de grade principal, que tem elementos estéticos interessantes.

O para-choque se une ao conjunto com lâmina cromada na parte inferior e faróis de neblina circulares, bem como protetor central discreto, que permite um bom ângulo de entrada.

A frente como um todo é bem futurista e ao mesmo tempo suaviza parte da robustez do veículo, embora não seja um demérito para o Pajero Sport 2019.

Nas laterais, chama atenção as saias de rodas cortadas verticalmente, criando assim uma boa área lisa na própria lataria do veículo, o que deve ser coberta por apliques pretos e plásticos quando surgir alguma versão mais aventureira por aqui.

Também se destaca as saias laterais integradas ao desenho e ainda por cima ostentando um útil estribo.

As maçanetas são cromadas, assim como os grandes retrovisores com repetidores de direção e rebatimento elétrico.

Bem aerodinâmica, a carroceria possui portas mais bem delineadas que as da L200 Triton Sport e vigias laterais grandes, que se elevam até as colunas D, reforçadas por um detalhe cromado e pelas lanternas triangulares.

Estas, por sinal, são controversas.

O Pajero Sport 2019 contam com lanternas que se estendem para baixo, até o para-choque, mas em um filete vermelho.

Se isso já não bastasse, sendo nada harmônico com o conjunto, o SUV tem ainda um para-choque traseiro bem rente à carroceria, praticamente fundindo-se com a tampa do bagageiro.
 

Para termos uma ideia, isso é mais liso que o para-choque traseiro do Honda Fit antes da atualização atual.

Nesse caso, o protetor foi sabiamente ampliado na mudança da linha 2018, mas o Pajero Sport 2019 ousa mante-lo rente à traseira.

Além de esteticamente ruim, pois mata parte da aparência de robustez do veículo, também contribui para danos maiores na tampa do porta-malas em caso de pequenas colisões.

Essa traseira “chupada” pode não agradar há muitos, mas o conjunto do SUV no geral é muito melhor que o anterior, já bem cansado após 10 anos de mercado.

A vigia traseira é ampla e livre de obstáculos, como um estepe, por exemplo.

Há sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com alcance lateral, assim como estepe externo sob o chassi e limpador traseiro com lavador. As rodas de liga leve aro 18 polegadas têm aspecto esportivo e vem com pneus 265/60 R18.

Pajero Sport 2019 – Interior
 

O habitáculo do Pajero Sport é bem amplo e caracterizado por linhas contemporâneas e com assentos largos, dotados de abas altas para segurar bem o corpo e revestimento em couro.

O painel tem linhas que se assemelham aos da picape L200 Triton Sport, sendo em realidade o mesmo conjunto de multimídia e ar-condicionado dual zone.

Aliás, o Pajero Sport 2019 vem com sistema de entretenimento com aplicativos dedicados, assim como os sistemas Google Android Auto e Apple Car Play, ambos com Waze e Maps.

O dispositivo tem ainda navegador GPS nativo, bem como hot spot Wi-Fi, Bluetooth, TV Digital, USB e câmera de ré.
 

O painel tem linhas em preto e cinza que se une ao conjunto do túnel central, mais vistoso e largo que o da Triton Sport.

Neste, a alavanca metalizada tem uma base semelhante e centralizada, com o botão do sistema Super Select II e o freio de estacionamento eletrônico, um importante diferencial em relação à picape.

Os porta-copos são em preto brilhante e o apoio de braço central com espaço embaixo, é integrado ao desenho.

O volante é multifuncional e revestido em couro, sendo mais encorpado e moderno que o usado na Triton Sport. Este tem comandos de mídia, telefonia, controle de cruzeiro e computador de bordo.

O Pajero Sport tem ainda um cluster exclusivo, embora compacto, oferecendo mostradores analógicos com grafismo próprio, assim como um display colorido para o computador de bordo. Recentemente a L200 2019 recebeu algo parecido.

Puxadores das portas em L e revestidos junto ao console, criam um ambiente mais envolvente e moderno no SUV.
 

Também é destaque no Pajero Sport os difusores de ar no teto para segunda e terceira fileiras. Todos os cintos de segurança possuem três pontos e são retráteis.

O banco da segunda fileira é bipartido e tem apoios de cabeça completos, assim como ajustes de distância e encosto. A terceira fileira é bipartida e totalmente dobrável para frente, ampliando o espaço para bagagens.

Há um vistoso teto solar elétrico, assim como revestimento em couro também nas portas. A iluminação geral vai até junto da tampa traseira.

O Pajero Sport tem ainda apoio de braço com porta-copos na segunda fileira, além de espaços semelhantes nas portas e no compartimento de bagagem.


 



Leia mais



ou busque pelas opções abaixo
ANUNCIE GRÁTIS