Parece estranho que o grupo FCA (Fiat Chrysler Automóveis) não tivesse até hoje um espaço dedicado a testes de impacto em automóveis no Brasil. Mas não tinha, e passou a tê-lo nesta quarta-feira (17).

Batizado como Safety Center (ou, simplesmente, centro de segurança), o espaço fica na fábrica de Betim, região metropolitana de Belo Horizonte (MG).
 

Trata-se do quarto laboratório de segurança da fabricante no mundo. E já que ele foi construído só agora, pelo menos surge como o mais atualizado de todo o grupo, incluindo Europa e Estados Unidos.

Foram investidos cerca de R$ 40 milhões para erguer o complexo de 7,6 mil metros quadrados entre maio de 2018 e maio de 2019. Mais de 50 engenheiros irão trabalhar no local.
“O Safety Center representa um momento histórico para a FCA, pois agora temos autonomia completa para desenvolver novos modelos sem depender da matriz”, afirma Márcio Tonani, diretor de desenvolvimento de produto.
 

Coube a uma Fiat Toro o papel de ser abatida para estrear o primeiro teste de impacto.

Após percorrer 130 metros, a picape colidiu contra um bloco de concreto rígido de 140 toneladas a 48,3 km/h. Trata-se de um teste que nem o Latin NCAP, programa de segurança viária para América Latina e Caribe, possui em seu protocolo.
 

Positivamente, a picape manteve o habitáculo bastante íntegro após a colisão, graças à absorção de energia pela zona de deformação dianteira.

Alguns trincos no para-brisa, para-lamas levemente encostados às portas dianteira e um estepe solto sob o carro foram as únicas consequências.

O piso do local do impacto é transparente e permite registrar os efeitos do impacto na parte inferior do veículo testado com auxílio de leds e câmeras de alta velocidade e resolução, capazes de captar 1.940 quadros por segundo. Confira:
 

O laboratório tem capacidade para avaliar veículos de até 4 toneladas a no máximo 100 km/h. Ao mesmo tempo, os equipamentos resistem a impactos de até 1.000 G (sendo G a unidade de aceleração da gravidade).

“O teste de impacto confirma os resultados dos cerca de 800 ensaios virtuais”, conta Silvio Piancastelli, gerente de Conceito de Engenharia.

Segundo a Fiat, o labotarório tem capacidade para fazer até 96 provas de colisões por ano. Só em 2019 serão 72 veículos abatidos testados.
 

Vale lembrar que em março de 2018 a Toro passou pelos testes frontal parcial a 64 km/h e lateral a 50 km/h no Latin NCAP. Mas não gabaritou.

Foram quatro estrelas tanto em proteção para adultos quanto para crianças, de cinco possíveis.

Apesar de o órgão ter constatado a estabilidade do habitáculo, a ausência de airbags laterais comprometeu a segurança dos passageiros na prova de impacto lateral.



Leia mais



ou busque pelas opções abaixo
ANUNCIE GRÁTIS