A Toyota confirmou, em evento na sede do Japão com presença do governador do estado de São Paulo, João Doria, um plano de investimentos de R$ 1 bilhão para a fábrica de Sorocaba (SP).

De acordo com a fabricante, o complexo “será responsável pela fabricação de um novo modelo no mercado brasileiro com previsão de comercialização em 2021″.

No comunicado, a marca japonesa afirmou que “detalhes sobre qual o veículo, a motorização e a data exata de lançamento serão comunicados oportunamente”.
Entretanto, QUATRO RODAS pode afirmar que se trata do SUV compacto que a Toyota finalmente prepara para brigar com Honda HR-V, Hyundai Creta, VW T-Cross, Nissan Kicks e Chevrolet Tracker no Brasil.
 

O prazo para início das vendas, inclusive, bate com nossas apurações mais recentes, que apontam que o projeto, conhecido internamente como 740B, está sendo preparado para produção em série em março de 2021.

O SUV deve ser baseado, pelo menos visualmente, no conceito Daihatsu DN Trec exibido no Salão de Tóquio de 2017. A versão definitiva desse modelo deve vir a público na edição deste ano da mesma mostra.
 

Para o Brasil, o modelo deve aproveitar a plataforma de Etios e Yaris, mas com dimensões maiores e processo produtivo DNGA, uma variante de custo mais baixo à arquitetura do novo Corolla.

Tal base deve receber o nome GA-B (no Corolla, se chama GA-C).

Detalhes técnicos ainda são um mistério, mas a Toyota estuda equipar seu novo SUV compacto com os motores 1.8 híbrido flex e 2.0 de injeção direta e indireta do Corolla. Sobre o híbrido flex, a informação original vem do parceiro Autos Segredos.

As versões básicas podem contar com o 1.5 quatro-cilindros de Yaris e Etios. Sobre o Etios, aliás, é bem provável que sua fabricação seja encerrada para abrir espaço ao utilitário compacto.



 



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