A Honda confirmou que trará três novos veículos híbridos para o mercado brasileiro. De acordo com a marca, todos devem chegar até 2023. Segundo a Honda, o primeiro carro híbrido da marca será o Accord, já vendido no Brasil (foto). Ainda sem preços definidos para cá, o sedã com propulsão híbrida deve chegar em nosso mercado em 2020.

Similar por fora, diferente sob o capô

Se por fora, o Honda Accord híbrido é muito similar ao modelo vendido no Brasil, sua mecânica é bem diferente. A marca chama esse conceito de e:HEV. O motor a combustão é um 2.0 a gasolina de ciclo Atkinson, mais eficiente que o ciclo Otto convencionalmente utilizado pela maioria dos carros hoje. Ele sozinho entrega 145 cv de potência e 17,8 kgfm de torque.

A principal diferença do produto da Honda é que há mais dois motores elétricos: um na transmissão que funciona apenas como gerador de energia e outro para propulsão, capaz de entregar 184 cv e 32,1 kgfm.

Com essa combinação, o Accord pode rodar em três modos de uso: EV Drive, Hybrid Drive e Engine Drive. O modo EV Drive permite o uso 100% elétrico e zero emissão de poluentes. Já no modo híbrido, o motor a gasolina fornece energia para o motor elétrico gerador, enquanto o excesso de energia produzido é convertido em carga para o sistema de baterias de íons de lítio. No modo Engine Drive, o motor a combustão transmite diretamente para as rodas, permitindo a máxima eficiência de trabalho.

Na maioria das situações, o Honda Accord circulará nos modos Hybrid Drive e EV Drive, para alcançar a melhor eficiência possível. O modo Engine Drive é adotado apenas em situações de velocidades de cruzeiro, em condições de estrada.

O Honda Accord no Brasil

Hoje, o sedã oferecido por aqui na versão única Touring, custando R$ 204.900. O motor 2.0 quatro cilindros turbo gera 256 cv de potência e 37,7 kgfm de torque. A única opção de câmbio é a caixa automática de 10 marchas, ao contrário do Civic Touring, que tem câmbio CVT.  



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