Rival de Ford Fusion, Honda Accord e Toyota Camry, o Kia Optima quer seu lugar ao sol em 2020. Aumentando gradativamente a dose de ousadia a cada troca de geração, o sedã grande resolveu radicalizar na quinta geração sem gerar tanta polêmica quanto o primo Hyundai Sonata e sua traseira de Honda Civic.

Feito sobre a mesma plataforma do Sonata, o Optima 2020 foi alongado em 5 cm (4,90 m de comprimento), alargado em 2,5 cm (1,86 m de largura) e teve entre-eixos espichado em 4,5 cm (totalizando 2,85 m). Além disso, ele ficou 2 cm (1,44 m de altura) mais baixo para evidenciar a pegada esportiva.

Stinger sedã

O visual e típico Kia, porém com elementos mais modernos e esportivos. O novo Optima traz agora traseira curta com pegada de cupê, evidentemente inspirada no esportivo Stinger. Como fez o Hyundai HB20S 2020 no Brasil, há uma sessão de plástico preto fundida ao vidro traseiro de maneira a ampliar sua área visual. Ela é acompanhada por um friso cromado que nasce na coluna A.

Talvez o maior ponto de ousadia do Optima 2020 seja seu conjunto luminoso. Na dianteira, os faróis são finos e totalmente constituídos por LEDs, enquanto na traseira há uma barra luminosa que conecta as duas metades. Tanto na dianteira quanto na traseira há uma espécie de V em LED nas extremidades das lanternas e faróis.

Musculos coreanos

A nova geração trouxe carroceria mais musculosa que não apela para vincos bem marcados para definir o design, novamente uma influência direta do Stinger. Outro ponto que evoca essa sensação está no para-choque traseiro com saídas de ar falsas e saída de escape moldada diretamente no para-choque.

Já a dianteira do novo Kia Optima com grade fina e capô recortado ao centro ajuda a evidenciar o logo da marca sul-coreana além de moldar a grade frontal. Rodas de liga leve com medidas entre 16 e 19 polegadas fazem parte do catálogo do Optima 2020 que ainda não tem data para estrear no Brasil.  



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