Em dez anos o mercado brasileiro mudou e muito. Começou com a liderança do Volkswagen Gol, que durou 27 anos até ser destronado pelo Fiat Palio em 2014. No ano seguinte foi a vez do Chevrolet Onix assumir o trono, de onde se mantém até hoje. Mas quem foi o verdadeiro campeão da década?

Três reis magos

Entre 2010 e 2019 o mercado brasileiro teve apenas três líderes: Volkswagen Gol, Fiat Palio e Chevrolet Onix. Sendo o Onix o que venceu por mais anos: cinco ao todo (2015 a 2019), contra quatro vitórias do Gol (2013 a 2014) e uma do Palio (2015)

O curioso notar é que Palio e Onix existiram em apenas oito anos da década. O Fiat morreu em 2017, ficando ausente do ranking em 2018 e 2019. Já o Chevrolet nasceu em 2012, deixando o Gol nadar de braçadas em 2010 e 2011.

Gol ou Onix?

Por conta desses números é que o Volkswagen Gol se consagrou como o carro mais vendido da década com 1.691.858 unidades vendidas segundo dados fornecidos pela Fenabrave e compilados pelo iCarros.

É do Gol também o recorde de vendas na década, tendo comercializado 293.762 unidades em 2010. O melhor resultado do Onix foi em 2019 com 241.214 carros vendidos.

Um fato que chama atenção entre eles é que a ascensão do Onix foi proporcional à queda do Gol: o VW caiu de 122.241 unidades em 2014 para 34.626 em 2016. No segundo ano de vendas do GM (2013) ele já batia 122.332 unidades vendidas. Mas somente em 2018 rompeu a barreira dos 200 mil carros comercializados (210.458).

Efeito Uno

Por anos estabelecido como carro mais barato do Brasil o Fiat Uno é o segundo carro mais vendido da década. Ainda que tenha despencado de 255.934 unidades vendidas em 2013 (ano recorde) para apenas 15.151 unidades em 2018 (pior ano). Apesar disso, está no seleto grupo de carros que conseguiu romper a barreira de 1 milhão.

O desempenho mais fraco do Uno a partir da segunda metade da década se deu por conta da aposentadoria do Mille, que passou seu legado ao Palio Fire. Além disso, a chegada de irmãos mais modernos como Argo e Mobi fizeram o Uno ficar espremido na gama Fiat.  

Levanta-te

Um dos casos mais emblemáticos de como uma geração pode transformar um carro aconteceu com o Ka. Ele começou a década muito bem, vendendo 84.877 unidades, porém viu seu desempenho correr ladeira abaixo ao atingir fracas 26.252 vendas em 2013.

Bastou mudar de geração para que a Ford visse seus números dobrarem: em 2015 eram 90.187 novos Ka nas ruas. Ao mesmo tempo, o Fiesta sentiu os efeitos da chegada do irmão. Despencou de 108.381 unidades em 2014 para 16.986 unidades em 2016.

Curiosamente, apesar de ser o segundo carro mais vendido do Brasil em 2019 e constantemente figurar nas posições mais altas do ranking, o Ka nunca vendeu mais que o Fiesta em um ano, mas o venceu no acumulado da década.

O melhor ano do Ka foi 2019 com 104.331 modelos vendidos, ao passo que o Fiesta viu seu auge em 2013 com 136.710 unidades comercializadas. Em tempo: o Fiesta teve três anos com mais de 100 mil carros vendidos, ao passo que o Ka só atingiu esse patamar duas vezes na década.

Família Palio

Por mais que hoje a família Onix seja a dominante no mercado brasileiro, na década quem faturou mais posições no ranking foi o clã Palio. A Strada se estabeleceu não somente como a caminhonete mais vendida da década, mas também como quinto carro no ranking geral. Por pouco não passou seu irmão aposentado Palio.

Já o título de sedã mais vendido da década não ficou com o Chevrolet Prisma ou com o Toyota Corolla, como muitos esperariam. É do Fiat Siena a coroa entre os modelos três volumes, estabelecendo-se na décima posição geral. Ironicamente o décimo primeiro colocado é justamente o Prisma.

Quatro grandes

Comprovando o fim da hegemonia das Quatro Grandes na década, o Renault Sandero e o Hyundai HB20 foram os únicos carros fora do eixo Chevrolet, Fiat, Ford e Volkswagen a se estabelecer como um dos mais vendidos da década.

Com cerca de 50 mil unidades os separando, o modelo da Hyundai fez como o Onix: viveu apenas oito anos da década, mas foi mais que o suficiente para colocar seu nome na indústria brasileira. Será que a nova geração lançada em 2019 vai repetir o feito? 

Os carros mais vendidos no Brasil entre 2010 e 2019:

1. Volkswagen Gol: 1.691.858 unidades 
2. Fiat Uno: 1.248.701 unidades
3. Chevrolet Onix: 1.210.933 unidades 
4. Fiat Palio: 987.888 unidades 
5. Fiat Strada: 985.305 unidades  
6. Volkswagen Fox:  908.073 unidades 
7. Hyundai HB20: 808.788 unidades 
8. Renault Sandero: 755.382 unidades 
9. Ford Ka: 744.968 unidades 
10. Fiat Siena: 702.475 unidades 



Leia mais



ou busque pelas opções abaixo
ANUNCIE GRÁTIS