Depois que a Jeep se tornou a marca global mais importante do grupo FCA, explorar todos os segmentos de SUVs quanto possível se tornou prioridade para a marca. Prova disso é que a Jeep descerá um degrau na escala de tamanho e oferecerá um mini-Renegade em 2022. Mas a surpresa está com o parentesco com a Peugeot.

Jeep Peugeot

O modelo já havia sido confirmado pela própria marca em seus planos futuros, o que muda agora é a maneira com a qual ele será construído. Até então a ideia era aproveitar a plataforma de Uno, Mobi e Panda, que já tem estrutura para tração 4x4, e construir o mini-Renegade.

Segundo a revista britânica Auto Express, com o casamento de FCA com PSA, a estratégia do modelo mudou. Ao invés de usar a plataforma Fiat que tem mais de dez anos no mercado e não está totalmente pronta para a eletrificação, a Jeep migrará para uma base comum com a Peugeot.

A plataforma CMP é modular, versátil, tem espaço para baterias e motor elétrico nos dois eixos, além de ser mais leve e moderna que a usada pela Fiat. Atualmente essa plataforma é usada em dois SUVs, o Peugeot 2008 de segunda geração e o DS 3 Crossback. Entre hatches ela serve ao novo Peugeot 208 (que chega no Brasil em 2020) e ao Opel Corsa.

SUV subcompacto

Visando o mercado europeu e indiano, o mini-Renegade deve se manter pequeno, dificilmente ficando muito além dos 4 metros de comprimento. No Brasil, caso venha a ser vendido, ficaria abaixo dos R$ 80 mil cobrados pelo Renegade e se situaria como o Jeep mais barato do país.

Motores

A motorização deve ser composta pelos novos motores da família Firefly, com destaque para o 1.0 três cilindros turbo com opção de sistema micro-híbrido que estreou em 500 e Panda. Dificilmente nesse departamento algum motor Peugeot ou Citroën será usado, visto que os propulsores da FCA são ainda bastante novos.  

Além disso, o mini-Renegade pode usar o 1.3 quatro cilindros híbrido com tração 4x4 provida pela divisão de forças entre o motor a combustão movendo as rodas dianteiras e o elétrico girando as rodas de trás. Esse conjunto recentemente foi revelado em Renegade 4Xe e Compass 4Xe, SUVs que serão vendidos no Brasil esse ano.

 



Leia mais



ou busque pelas opções abaixo
ANUNCIE GRÁTIS