Desde o relaçamento da Ford Ranger nos Estados Unidos e a renovação da Chevrolet Colorado, o segmento de picapes médias voltou a bombar por lá. Para não ficar de fora, a Volkswagen apresentou há cerca de dois anos a picape Atlas Tanoak, que deveria chegar às linhas de produção, porém a história mudou.
Desse jeito não
Diferentemente de sua prima Amarok que tem construção de chassi sob cabine, a Tanoak era uma picape monobloco, tal qual a Fiat Toro. Nesse segmento até hoje apenas duas picapes se arriscaram com esse tipo de construção: SsangYong Action Sport e Honda Ridgeline. Ambas, vale ressaltar, nunca venderam bem.
A Tanoak seria feita na mesma plataforma MQB que dá vida a modelos compactos como Polo, Virtus e T-Cross, passando por médios como Passat e Golf, chegando ao SUV gigantesco Atlas, com o qual ela compartilharia diversos elementos.
Por ter porte bastante semelhante ao da Amarok, que terá uma nova geração desenvolvida conjuntamente com a Ford Ranger, a Volkswagen decidiu descartar o projeto da Tanoak. Contudo, não há ainda certezas se a marca alemã poderá oferecer a Amarok em solo norte-americano.
Jeitinho brasileiro
Os planos, no entanto, são outros. Segundo o vice-presidente da marketing de produto e estratégia, Hein Schafer, em entrevista ao Autoblog, a alternativa terá tempero brasileiro. Para não entrar no segmento das picapes médias, a Volkswagen explorará a categoria intermediária que ainda não tem rivais por lá.
A escolha foi pela Tarok, picape brasileira com porte de Fiat Toro e construção monobloco. Por ser menor que as caminhonetes médias tradicionais como Ford Ranger, Chevrolet Colorado e S10, Volkswagen Amarok, Toyota Tacoma e Hilux, a Volkswagen Tarok caminharia sozinha no segmento.
Com ela, a Volkswagen norte-americana poderá atrair compradores de outros segmentos como o de SUVs compactos e médios além da definhante categoria de sedãs. Até o momento apenas a Hyundai tem intenção de entrar nesse segmento nos EUA com a Santa Cruz.
Ford e Chevrolet também trabalham em suas caminhonetes intermediárias para rivalizar com Fiat Toro e Volkswagen Tarok, porém há rumores de que elas serão direcionadas apenas para o Brasil nesse primeiro momento.