Peugeot Landtrek. Esse é o nome da nova picape da marca francesa, que será lançada primeiro na América Latina. O modelo médio é inédito e concorrerá com Chevrolet S10, Toyota Hilux e Ford Ranger, entre outros. A estreia da Peugeot Landtrek ocorrerá no México, já no segundo semestre deste ano.

O lançamento no Brasil está programado para 2021. Essas informações já haviam sido antecipadas pelo Jornal do Carro, em outubro do ano passado.

A picape Peugeot Landtrek terá apenas cabine dupla e motores a gasolina e turbodiesel. No mercado brasileiro, o modelo deverá ser vendido apenas com a segunda opção.
 

Peugeot Landtrek levará mais de 1 tonelada

Uma das apostas é um 2.0 turbodiesel de 180 cv. O câmbio será automático e tração traseira, com opção de 4×4 com reduzida ativado por seletor, como nas rivais.

A nova picape da Peugeot é baseada na Changan Kaicene F70. Trata-se de um modelo da marca chinesa que é parceira do grupo PSA Peugeot Citroën.

A nova picape terá 5,33 metros de comprimento 1,92 m de largura e capacidade para levar mais de uma tonelada de carga. Ainda assim, o modelo deverá ser voltado mais ao lazer que ao trabalho.
 

Picape bem equipada

Em comunicado enviado à imprensa, a Peugeot informa que a Landtrek oferecerá “uma condução agradável em qualquer tipo de atividade ao ar livre”. A marca também destaca o desenho das rodas de alumínio, que “foi otimizado”.

Entre as soluções eletrônicas a Peugeot Landtrek terá sistema multimídia com tela de 10 polegadas sensível ao toque. O dispositivo será compatível com as plataformas Apple CarPlay e Android Auto, além de disco rígido de 10 GB. Outro destaque são as câmeras com visão panorâmica de 360°.
 

O modelo trará itens como Hill Descent Control. Com esse sistema, que funciona como uma espécie de freio-motor, o motorista não precisa pisar no pedal de freio em descidas íngremes. Mesmo sobre piso com pouca aderência.

Também em relação à segurança, haverá sistema que ajuda a manter o picape sob controle após mudanças bruscas de direção. Há ainda seis air bags de série.

Mercado agitado

O mercado de picapes tem suas particularidades, e elas não são exclusivas do Brasil. Modelos bem-sucedidos não necessariamente são os mais baratos e/ou bonitos. Entre os fatores que fazem o sucesso da picape utilizada tanto para trabalho quanto lazer estão confiabilidade mecânica, lista de equipamentos e, vá lá, algum status.

E quando atingem o patamar de Toyota Hilux Fiat Strada, as campeãs entre as picapes médias e compactas, respectivamente, é difícil alguma novata ganhar público e ascender ao topo.
 

Casos como o da Fiat Toro são raros, embora o sucesso da veterana Strada tenha ajudado a endossar a aposta na confiabilidade da nova picape. Por isso, marcas como a Volkswagen ainda estudam cuidadosamente a entrada no segmento.

Embora o conceito da picape Tarok tenha feito sucesso no Salão de São Paulo de 2018, a produção em série do modelo ainda está sendo estudada. A informação é do presidente da Volkswagen para a América Latina, Pablo Di Si. Se o projeto da picape sair mesmo do papel, será concorrente direto da Fiat Toro.
 

Atlas cancelada

A Tarok ainda pode chegar às ruas, diferentemente da picape média que a Volkswagen chegou lançar no mercado americano. O modelo seria baseado no SUV Atlas, e também teve uma versão conceitual que fez sucesso junto ao público, o Atlas Tanoak. A VW concluiu que não seria viável fazer uma picape com carroceria do tipo monobloco para os Estados Unidos, onde as consagradas líderes de venda usam carroceria sobre chassi.

Por aqui, a VW vende a Amarok com relativo sucesso. Em 2019, foram emplacadas 18.911 unidades. Com isso, o modelo fica ali pelo meio do caminho no segmento.
 

Da Renault, a Duster Oroch nunca decolou em vendas, embora o projeto tenha qualidade. A picape da marca francesa é mais barata que a Toro e pra lá de valente. Mas a falta de experiência da Renault no segmento pode ter empacado os negócios.

Tanto que a marca reluta em trazer a Alaskan ao País. O modelo médio compartilha a plataforma da Nissan Frontier. Ou seja, com ela a Renault teria uma representante interessante disputando vendas no segmento de médias.



Leia mais



ou busque pelas opções abaixo
ANUNCIE GRÁTIS