Por conta do recall que levou a GM a reter todos os Onix Plus 2020 ainda nos pátios e a tirar de circulação os que já estavam nas ruas, a entrega do nosso Onix Plus ocorreu com um pouco mais de uma semana de atraso em relação ao prazo combinado inicialmente.

Mas, como esperado, a retirada foi feita uma semana antes da chegada da edição de dezembro às bancas.

Antes de irmos à Carrera Butantã, a funcionária responsável pela entrega mostrou que o treinamento da GM em relação às novas tecnologias do Onix Plus foi acertado.

Solícita, ela deu detalhes de como funciona o MyLink com Bluetooth, capaz de sincronizar até dois celulares simultaneamente, e explicou o sistema de Wi-Fi que pode se conectar a até 12 dispositivos.

Só se equivocou ao afirmar como funcionava o carregador de celular por indução. “Ele depende de que o smartphone esteja com o software atualizado', explicou.

Na verdade, o dispositivo só funciona com celulares compatíveis com a tecnologia, independentemente do programa usado.

Também perguntamos a respeito dos incêndios, e a transparência da funcionária foi exemplar. “A GM fez o recall para garantir a segurança dos clientes.'

O plano de revisão, com paradas a cada 10.000 km, foi apresentado a contento, mas um adesivo colado no para-brisa pela própria Carrera indicava que a primeira troca de óleo deveria ser feita aos 5.000 km.

Questionada sobre os botões nas maçanetas externas dianteiras, a funcionária afirmou que eles tinham apenas função estética.

Depois, em dúvida, ela conversou com outros colegas e se corrigiu, explicando que nosso Onix Plus (e todos os outros Premier) tem chave presencial de série e que os tais botões são para liberação e travamento das portas.

Os principais comandos da cabine e do multimídia foram apresentados com calma e atenção, mas as peculiaridades do Onix Plus acabaram jogando contra o modelo.

Sobre o anel giratório na chave de seta foi explicado que se tratava do ajuste de luminosidade do painel. Errou! Na realidade, ele faz a regulagem de altura do farol.

Etanol extra

Ao ligar o carro, uma boa surpresa: o indicador de combustível registrava mais de 100 km de autonomia.

A explicação da concessionária: ele foi abastecido com alguns litros extras para fazer uma rodagem de teste após o recall. Isso também explica os 15 km no hodômetro – normalmente, os modelos zero-quilômetro adquiridos para integrar a frota de Longa Duração são entregues com menos de 10 km.

Outros brindes foram a película nos vidros e um jogo extra de tapetes de borracha. Faltou só o filtro antipólen, que, como em outros Chevrolet, são vendidos à parte.

No geral, a qualidade de entrega nos surpreendeu tanto, que só faltava conferir a calibragem dos pneus. “Mais de 90% dos carros novos são entregues com pressão excessiva.

Isso acontece porque os fornecedores aplicam sobrepressão para acomodar o talão do pneu no aro da roda, durante a montagem. O problema ocorre justamente porque as concessionárias não ajustam esse valor ao fazer a revisão de entrega', conta Péricles.

Contrariando o padrão, nosso Onix Plus veio com os quatro pneus com apenas 32 libras. Abaixo, portanto, das 35 libras recomendadas pela GM para qualquer condição.

Muito cheios, os pneus ficam duros, transferindo para a cabine até as mínimas irregularidades do piso. Melhor seria se a marca seguisse o padrão do mercado, informando também uma sugestão de calibragem de conforto.

Levado até a Fukuda Motorcenter, o estreante da frota passou para as mãos do nosso consultor técnico, Fabio Fukuda.

Com marcadores especiais (canetas, carimbos metálicos e microrretífica), Fukuda aplicou o que chamamos de tratamento antifraude. “Os cerca de 250 pontos marcados são também fotografados, formando um livro digital.

Ou seja, ainda que alguma fábrica ou concessionária eventualmente descubra se tratar de um carro de Longa Duração da quatro rodas, conseguiríamos detectar manutenções não autorizadas', explica Fukuda.

Devidamente protegido, o Onix rodou seus primeiros 1.000 km e partiu para o teste em nosso campo de provas, em Limeira (SP).

Como a solução indicada pela GM para o caso dos incêndios incluía uma mudança no software da central eletrônica, comparamos os resultados do nosso Onix Plus de Longa Duração (pós-recall) com os do modelo cedido pela GM (pré-recall) para o teste publicado na edição de novembro de 2019 (veja os resultados no quadro ao lado).

Mais do que os números em si, chama a atenção o fato de que o modelo pós-recall foi pior do que o pré-recall, tanto nas provas dinâmicas (acelerações e retomadas) quanto nas de consumo (urbano e rodoviário).



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