Toyota enfim revelou seu aguardado novo SUV compacto, o Yaris Cross. O modelo usa a plataforma TNGA-B, a mesma do Yaris europeu e de Corolla e RAV4. Ele estava previsto para ser apresentado no Salão de Genebra, em março, mas com o cancelamento da mostra, ficou para depois.

Inicialmente, o modelo será feito na França, junto do Yaris europeu, que é diferente do fabricado por aqui. Na Europa, ele será uma opção mais em conta e prática que o C-HR.

No mercado europeu, o Yaris Cross terá motores a gasolina, com o conhecido 1.5 de 107 cv, e tecnologia híbrida. Estes modelos usarão um motor a gasolina de três cilindros e um elétrico, para cerca de 115 cv combinados. Em algumas versões, o Yaris Cross terá a sofisticada tração integral elétrica, sistema inaugurado no Prius 4WD.
 

O modelo é o segundo SUV compacto mostrado recentemente pela Toyota. No início do ano, a marca mostrou o Raize, que será vendido nos mercados asiáticos. Embora o Raize tenha registros de patentes no Brasil, o modelo vendido aqui deverá ser exclusivo.

Investimento não é para este Yaris Cross

Em setembro de 2019, a Toyota confirmou o investimento de R$ 1 bilhão para produzir um inédito modelo na fábrica de Sorocaba (SP). A planta é a mesma que produz os compactos Etios e Yaris atualmente. Ele é importante na estratégia da marca para o Brasil, já que ela não tem um SUV compacto para brigar no segmento que cresceu 25% nos últimos anos.

O modelo que será feito em Sorocaba deverá ter características próprias e terá motores maiores, como os usados no Corolla. O modelo ainda será apresentado. Se vier para o Brasil, o Yaris Cross chega depois, usando a mesma estratégia que a Volkswagen fez com o T-Cross e agora com o Nivus. O Yaris Cross seria o Nivus.



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