Primeiro SUV compacto em estilo cupê, projetado e fabricado no Brasil, o Nivus está sendo revelado aos poucos. Posso antecipar que será na última semana de junho. Mas esse planejamento pode atrasar.

O cronograma original de sete etapas foi mantido desde quando se falou do carro oficialmente, na Alemanha, em agosto do ano passado. Em dezembro se apresentou um esboço, em março último um filme teaser do seu interior, recentemente revelaram-se alguns dados básicos acompanhados de fotos com disfarce colorido que podiam ser “limpas” por especialistas em estilo. A quinta será no próximo dia 29 sobre o sistema multimídia de alta definição que traz novos recursos.

Em meados de maio, haverá apresentação estática para a imprensa, a sexta etapa. Não se sabe se será presencial ou remota por streaming, pois dependerá do cronograma paulistano de liberação de grupos.

O Nivus tem a mesma distância entre eixos do Polo (2,56 m; Tracker, um dos seus rivais diretos, 2,57 m), mas as semelhanças param por aí. Trata-se de um modelo totalmente novo e particularmente atraente pelo desenho do teto e equilíbrio de linhas. É 2,7 cm mais alto que o Polo na maior parte em razão dos pneus, mas a VW não informou agora o vão livre que influencia na hora de passar por lombadas, valetas e pavimentação ruim.

Espera-se também que o novo modelo comporte-se mais como um hatch do que como um SUV. Afinal, ele é 7,5 cm mais baixo que o T-Cross. Essa foi a premissa do projeto desde o início para diferenciar mercadologicamente os dois produtos até na dinâmica ao volante. Eles são complementares. O preço, ainda guardado como segredo absoluto, deve estar situado entre o do Polo e o do T-Cross.

O balanço traseiro maior (distância entre as rodas e o para-choque traseiro) permitiu um porta-malas de 415 litros (HR-V, 437 litros, o maior do segmento). Esse volume excede em 42 litros o do T-Cross quando este está com o encosto do banco traseiro na posição normal. Ainda comparado ao T-Cross, único a oferecer regulagem para posição vertical do encosto, que é incômoda mas aumenta o volume do porta-malas, o novo modelo, nesta condição, perde por apenas 5 litros para seu “primo”.

Em razão do porta-malas, o Nivus é 7,5 mais longo que o T-Cross, mas este tem mais espaço para as pernas dos passageiros no banco de trás porque oferece 9 cm extras na distância entre eixos. Ou seja, a VW procurou a complementariedade entre os dois modelos. Tampouco antecipou, agora, a distância da cabeça dos passageiros do banco traseiro ao teto do Nivus que, tudo indica, não deve ser tão boa como a do T-Cross, que é mais alto.

Dois itens são exclusivos no segmento de SUVs compactos: faróis e todas as lanternas de LED, além de controle adaptativo de velocidade de cruzeiro. Há também alerta visual de distância de segurança ao veículo da frente e frenagem emergencial automática a até 50 km/h (no Tracker, 80 km/h). Este equipamento evita boa parte das colisões em tráfego urbano.



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