A Volkswagen finalmente mostrou por completo o Taos, seu novo SUV médio. O modelo, que será fabricado na Argentina, chega às lojas no segundo trimestre de 2021 e tem como missão rivalizar diretamente com o Jeep Compass, líder do segmento de SUVs médios no País desde seu lançamento. Versão “pan-americana”, ele é o irmão das Américas do Tharu, seu equivalente oferecido na China.

O Taos virá bem equipado e com uma série de novidades. Produzido também sobre a plataforma MQB (a mesma que deu origem de Polo a Tigual AllSpace), ele tem design próprio se comparado ao irmão chinês. A dianteira é toda diferente e a grade apela para um aspecto mais limpo e esportivo. Com a seção central inferior toda preta para ressaltar a esportividade. As barras cromadas se associam à detalhes dos faróis, como se unindo as peças.

Por dentro, o Taos tem a mesma proposta encontrada nos SUVs T-Cross e Nivus. Ele trará uma faixa de cor diferenciada no painel que se integra a um pedaço nas portas com o mesmo acabamento, dando a sensação de continuidade. Do Nivus vem também o novo volante com o símbolo atualizado dos produtos da Volkswagen. Do crossover também herdou a central multimídia VW Play – por enquanto é o terceiro veículo confirmado com o produto (os outros são Nivus e T-Cross) – e o painel virtual de instrumentos.

Do T-Cross, o acabamento semelhante para a manopla do câmbio automático de seis marchas. A transmissão faz par com o já conhecido e confiável motor quatro-cilindros, 1.4, turbo e flexível que rende até 150 cv e 25,5 mkgf. A tração é apenas dianteira, por enquanto. Esse conjunto é o utilizado na versão de topo do T-Cross, nas de entrada do Tiguan e também no Jetta.

Outros itens que o Taos irá oferecer, dependendo da versão, são o carregador de celular por indução, controle de velocidade adaptativo (ACC) com stop&go. Isso significa que além de funcionar nas estradas, no trânsito urbano ele freia e coloca o carro em movimento novamente conforte o tráfego se movimenta. Ele trará também frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres.

O pacote fica completo com leitor de ponto cego e detector de tráfego traseiro, que serve para alertar o motorista de tráfego na parte traseira enquanto manobra o veículo, fora do seu campo de visão. As luzes são todas de LEDs, os faróis trazem a tecnologia IQ.Light; segundo a VW, ela permite que os projetores de LEDs tenham alcance maior nas laterais. Ele traz ainda o facho ajustável automaticamente, batizado de Dynamic light assist e a luz de conversão dinâmica, que acende os faróis de neblina conforme o volante vira para iluminar a parte interna das curvas.



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