A partir do próximo ano, o mercado de picapes promete alçar voos nunca pensados para a categoria. Cinco anos após apresentar o protótipo, a Hyundai finalmente está próxima de lançar a Santa Cruz, sua primeira picape. Tal como a Fiat Toro, que deriva dos Jeeps, o modelo da sul-coreana vai usar o chassi em monobloco da nova geração do SUV Tucson.

Além da Hyundai, a Ford vai lançar sua picape intermediária, que será posicionada abaixo da Ranger. Conforme antecipamos no Jornal do Carro, o modelo em questão vai resgatar o nome Maverick, que fez sucesso no Brasil nos anos 1970. Naquela época, o Maverick era um carro com carrocerias sedã e cupê com estilo fastback.

A Hyundai apresentou o conceito da Santa Cruz há exatos 5 anos no Salão de Detroit (EUA). Na época, o protótipo teve alta repercussão e gerou grande expectativa sobre quando seria o lançamento. Contudo, a picape ainda não saiu do papel. Mas parece que, enfim, chegará às ruas. A montadora deve apresentar sua picape até o fim deste ano.

As projeção feitas pela KDesign AD mostram como deve ficar a Santa Cruz em sua versão definitiva. O visual dianteiro lembra o estilo da atual geração do Santa Fe. Os faróis divididos trazem a parte superior bem fininha, e os módulos inferiores integrados à grade. O mesmo cenário é visto na traseira, que lembra o SUV de 7 lugares com lanternas horizontais que se conectam.

Algumas especulações sobre a mecânica já circulam pela internet. Dessa forma, é esperado que a Santa Cruz tenha opções de motores 2.0 turbo e 2.5 aspirado, ambos a gasolina, e transmissão automática de oito marchas. Além destes, há a possibilidade de a picape oferecer o parrudo 3.8 V6 a gasolina de 295 cv que equipa o SUV grande Palisade.

Assim como a Santa Cruz, a Ford Maverick está prevista para estrear daqui a um ano. Assim, a marca deve apresentar sua picape média-compacta em linhas finais até o fim de 2021. O modelo será feito a partir do SUV Bronco, que teve as primeiras unidades emplacadas na Bahia. O utilitário será lançado no Brasil até o fim neste ano, importado do México.

No fim de 2020, a Ford registrou novamente o nome Maverick no Brasil. Na verdade, a montadora renovou a propriedade feita na década de 1970. Diferente da Fiat Toro, a Maverick será um produto mais difundido. A produção no México vai abastecer também a América Latina e o mercado brasileiro, que pode ser o primeiro a receber a picape.

Outra rival da Toro com lançamento próximo é a Volkswagen Tarok. A picape média-compacta foi originalmente mostrada no Salão de São Paulo de 2018 sobre a base do SUV T-Cross. Contudo, o projeto foi congelado e retornou no fim de 2020 com um upgrade. A Tarok, na verdade, vai nascer da base do SUV Taos, que estreia em maio para desafiar o Jeep Compass.

A General Motors também vai utilizar sua plataforma modular para entrar na disputa das picapes meio-médias. O modelo será menor que a S10, porém maior que a Montana, que sobrevive em versão para o trabalho.

Assim, a nova picape da Chevrolet poderá até herdar o nome da compacta, que será aposentada. Só que, em vez de disputar vendas com a nova Fiat Strada, a Nova Montana vai rivalizar com Maverick, Toro e Tarok. O modelo deverá ser o último da classe a estrear, em 2023.



Leia mais



ou busque pelas opções abaixo
ANUNCIE GRÁTIS