A partir de abril, a Toyota vai encerrar as vendas do Etios no Brasil. A montadora informou a decisão em nota. Tal como antecipamos no Jornal do Carro, o fim da linha de compactos, oferecida com carrocerias hatch e sedã desde 2012, abre espaço para a chegada do inédito Corolla Cross, o primeiro SUV da marca feito no Brasil.

Entretanto, o Etios continuará sendo feito em pequenos volumes na fábrica de Sorocaba (SP). Isso porque a marca vai continuar a vender o hatch e o sedã compactos em outros países da América do Sul. Portanto, o Etios está vivo, embora não haja possibilidade de atualização no horizonte. Portanto, a linha Yaris vai assumir o posto de carro de entrada da Toyota no Brasil.

O Etios inaugurou a fábrica de Sorocaba, no interior de São Paulo, no fim de 2012. E foi posicionado como opção de entrada da Toyota no País. Em 2017, vendeu mais de 73 mil unidades somando as versões hatch e sedã. Porém, em 2018 o compacto perdeu o protagonismo para o Yaris. A linha veio para atender quem buscava um carro mais sofisticado (e bonito) abaixo do Corolla.

De toda forma, como produto, o Etios encerra a carreira na sua melhor forma. O desenho mudou pouco em nove anos, mas as várias mudanças feitas na cabine deixaram o compacto bem mais simpático. E até moderno. A mais recente novidade veio em 2020. Trata-se do multimídia Toyota Play+, com tela de 7 polegadas e sistemas Android Auto e Apple CarPlay.

Na última década, a Toyota investiu pesado para ganhar volume de vendas no Brasil. E o Etios foi fundamental para isso. O Yaris só chegou em 2018, e também veio reforçar a presença da marca no segmento de compactos. Contudo, o novo ciclo da Toyota vai ser bem diferente do anterior. Agora, a marca vai apostar na produção de um SUV médio com alto valor agregado e muita tecnologia embarcada. Ou seja, no Corolla Cross.

Enquanto o Etios estreou em 2012 custando cerca de R$ 30 mil (em outro cenário para o País, vale dizer), o novo Corolla Cross deve ter preços a partir de R$ 130 mil. Assim, ficará posicionado acima do sedã Corolla, que é o automóvel mais vendido da Toyota no Brasil. O inédito SUV já está em produção na fábrica de Sorocaba, e será lançado no dia 11 de março.

Os donos de Etios hatch e sedã vão continuar contando com o suporte da rede de concessionárias da Toyota. Nesse sentido, devem continuar a fazer as manutenções sugeridas no manual do proprietário. Ao todo, foram feitas 620 mil unidades da linha Etios nos nove de presença no País. Desse total, 180 mil foram exportadas.



Leia mais



ou busque pelas opções abaixo
ANUNCIE GRÁTIS