A Yamaha apresentou sua segunda moto inédita para o mercado brasileiro. Depois da scooter Fluo 125 ABS, a empresa está apresentado a Fazer FZ 15. Trata-se uma moto urbana que tem como proposta unir a acessibilidade do motor 150 da marca a um pacote de equipamentos completo. As vendas começam nas plataformas online da Yamaha em 25 de agosto e as motos começam a chegas nas lojas na 1ª quinzena de setembro.

Vale salientar que a nova Yamaha Fazer FZ 15 chega para complementar o catálogo de motos urbanas de baixa cilindrada da marca, não para substituir algum modelo. Assim, a Yamaha segue oferecendo por aqui as Factor 125 UBS, Factor 150 e Fazer 150. O preço para a Yamaha Fazer FZ 15 é de R$ 16.990 (R$ 17.555 no estado de São Paulo) sem frete. A novidade também é fabricada em Manaus (AM).

O que a nova Yamaha Fazer FZ 15 traz de série?

A Yamaha Fazer FZ 15 deriva de um projeto da marca oferecido na Índia. Para o Brasil, porém, recebeu algumas mudanças. Entre elas está o motor 150 Blue Flex, o mesmo da Factor e da Fazer 150, um farol redesenhado e grafismos exclusivos para nosso mercado. Ela será oferecida nas cores Racing Blue (azul), Magma Red (vermelha) e Midnight Black (preta). Todas as FZ 15 terão garantia de fábrica de 3 anos e programa de revisões com custo fixo.

O jeito mais fácil de entender a Yamaha Fazer FZ 15 é pensá-la como uma Fazer 250, mas com motor 150. Isso fica claro olhando para as linhas mais encorpadas da moto e a adição de carenagens extras. Ela já traz soluções de motos bem maiores. É o caso da suspensão dianteira com garfo telescópico de 130 mm de curso. O tubo das bengalas têm 41 mm de diâmetro, mesma medida das peças usadas pela MT-07. Na traseira, já conta com amortecedor único (monoshock) com ajuste de pré-carga e 120 mm de curso, sendo uma das poucas em sua categoria com tal equipamento.

Os itens de motos maiores continuam com o uso de rodas de liga leve de 17 polegadas calçadas por pneus bem mais largos que o usual no mercado de motos 150. Na dianteira, tem medida 100/80, enquanto a traseira é 140/60, mesma largura da Fazer 250. Os pneus em si são Pirelli Diablo Rosso II. Outra adição mais que bem-vinda é o uso de freios a disco em ambas as rodas, sendo que o disco dianteiro tem 282 mm de diâmetro na frente e 220 mm atrás.

O ABS é de série na roda dianteira. Detalhe importante: as pinças são fornecidas pela ByBre, subsidiária da Brembo e também utilizadas nas motos G 310 da BMW e na linha nacional da Royal Enfield. Outra "herança" das motos maiores da Yamaha é a posição do contato na frente do tanque, não abaixo do painel como nos modelos de entrada.

Continuando na farta de lista de itens de série da moto, a nova Yamaha Fazer FZ 15 conta com luzes diurnas de LED, faróis de LED com projetor, lanterna traseira de LED e painel de instrumentos digital com tela de LCD. Ele fornece informações como conta-giros, indicador de marcha, marcador de combustível e dois odômetros parciais.

A moto tem chassi do tipo diamante com o motor fazendo parte do conjunto. Nas medidas, a moto tem 2.000 mm de comprimento, 780 mm de largura, 1.080 mm de altura e 1.330 mm de entre-eixos. A altura mínima em relação ao solo é de 170 mm e o assento está a 790 mm do chão. O peso em ordem de marcha da Yamaha Fazer FZ 15 é de 135 kg (125,9 kg a seco) e o tanque acomoda até 11,9 litros de combustível, sendo 3 litros de reserva.

O único componente que a nova Fazer FZ 15 tem em comum com as outras motos 150 da Yamaha no Brasil é o propulsor. Trata-se do mesmo monocilíndrico flex de 149 cm³. Ele tem arrefecimento a ar e duas válvulas no cabeçote acionadas por corrente. Ele consegue entregar 12,4 cv de potência a 7.500 rpm e 1,3 kgfm de torque a 6.000 rpm quando abastecido com etanol. Com gasolina, a potência chega a 12,2 cv e o torque se mantém. O câmbio é mecânico de 5 marchas e a transmissão final é feita por corrente.

 



Leia mais



ou busque pelas opções abaixo
ANUNCIE GRÁTIS