Nem sempre a limpeza em lava-rápidos fica perfeita por dentro, ainda mais em locais que passam o famoso silicone sobre painel e outras partes plásticas ou mesmo emprega jato de água em regiões do ambiente interno que jamais devem receber qualquer quantidade de água.

Quando se fala em lavar carros por dentro, a primeira coisa que vem a mente são aqueles vídeos onde pseudo profissionais que ensaboam todo o interior e depois metem um jato d´água como se fosse uma parte do exterior do veículo, impermeável. Nada disso!

Trata-se de uma limpeza específica, dedicada a manter a higiene interna e a aparência também, contribuindo para um habitáculo agradável e saudável. Assim como a parte exterior do carro, onde pintura e pneus são as partes que requerem maior cuidado, no interior são os bancos e os revestimentos.

Então, antes de iniciar a lavagem interna é necessário vasculhar cada canto atrás de itens que possam atrapalhar o serviço, especialmente itens pessoais que pareçam perdidos. Isso é importante, pois o passo seguinte será a aspiração de parte da sujeira, com um aparelho aspirador de pó, e estes podem ser sugados pelo bico de limpeza.

Antes, obrigatoriamente, deve-se retirar os tapetes, sejam de carpete ou borracha. Assim, com o interior livre deve-se iniciar a limpeza com uma boa aspiração de pó, areia e outras sujeiras que possam ser removidas com o aparelho. Feito isso, o passo seguinte é dividir o interior por partes, para que cada uma seja feita individualmente e de uma forma específica. São elas: teto, estofados, painel, vidros e tapetes.

Teto

Tal como por fora, o ideal é começar a lavar carros por dentro a partir do teto. Para isso é preciso inicialmente passar um pano seco ou escova bem macia para retirar o excesso de poeira ou pó, entre outras coisas, que possam estar grudadas ao tecido do teto e colunas. Depois, é necessário borrifar uma mistura de água, detergente neutro e desinfetante.

Isso vai permitir que o detergente retire gorduras e outros elementos fixados no revestimento e que o desinfetante mata ácaros e outras bactérias nocivas à saúde humana, além de perfumar o revestimento dessa parte do habitáculo.

Então, a seguir, passe um pano seco para remover a sujeira que se desprender e por fim, use um pano seco ou bem torcido para remover o excesso de umidade provocada pela mistura aplicada.

Estofados

Se o teto pode acumular muita sujeira, os bancos então nem se fala… Lá podem se acumular resto de alimentos, pelos de animais, cabelos humanos, poeira e outras substâncias. É nesse parte que os ocupantes ficam mais em contato com o carro. Nesse caso, os bancos já estarão aspirados, conforme indicado antes.

Assim, utilize um pano seco para retirar o excesso de pó e depois passe um pano úmido com detergente neutro, mas em quantidade muito pequena, a fim de evitar manchas e umidade em excesso, visto que a espuma geralmente acumula água facilmente. Então, nada de ensaboar os bancos como se fosse um tapete de sala…

Em bancos em couro, utilize somente um pano úmido e sem detergente, pois há risco de manchar. Depois de seco, aplique um produto específico para hidratação do couro. No caso geral, após a limpeza dos assentos e partes em tecido nas portas e/ou painel, deixe o carro secar naturalmente por duas horas à sombra ou sob sol fraco. Portas e janelas devem ser mantidas abertas.

Painel

O painel é uma parte importante do acabamento do veículo, vistoso, o conjunto frontal limpo e em bom estado valoriza ainda mais o carro na hora da revenda e, igualmente, durante a vida junto ao proprietário. Assim, é imprescindível que se faça uma boa limpeza nessa área. Para começar, use um pano seco para retirar o excesso de poeira.

Passe então um pano úmido com detergente neutro. Só isso já é o bastante para manter o revestimento preservado, visto que a aplicação de silicone até dá um brilho extra ao acabamento, mas o mantém gorduroso, o que facilita o acúmulo de sujeira e a evaporação do produto, que pode aderir ao vidro do para-brisa, prejudicando a visibilidade.

O volante e a alavanca também devem ser limpos com atenção, pois há um bom acúmulo de bactérias. O acrílico do cluster deve ser limpo com um pano seco. Limpe também o túnel central e outras partes da mesma forma, sempre com pano úmido e detergente neutro.

Vidros

Não parece, mas os vidros também sujam por dentro. Marcas de dedo ou gorduras em geral acabam por aderir à superfície do vidro por dentro. Assim, para esta limpeza, utilize um produto limpa-vidros com um pano seco, a fim de retirar a sujeira impregnada no local. Logo depois, utilize outro pano seco, macio, mas dessa vez, apenas para retirar o excesso do produto e dar o acabamento final.

Dessa maneira, o vidro fica protegido por mais tempo no interior, melhorando assim a visibilidade e a aparência. Também ajuda a manter o movimento dos vidros sem sujeira ou poeira para criar resistência.

Tapetes

No processo de lavar carros por dentro, os tapetes devem ser limpos fora do carro. Se forem de carpete, precisam ser aspirados e limpos com um pano úmido. Deixe-os secar completamente antes de colocar de volta no automóvel.

Se os mesmos forem de borracha, lave-os com água, detergente neutro e esfregue para retirar a sujeira mais grossa. Pode secar com um pano úmido, mas de preferência evite deixa-los úmidos no interior do carro.

Para evitar uma sujeira maior nos tapetes, pode-se colocar folhas de papel ou jornais para isso, exceto sobre o tapete do motorista, pois tais papéis são lisos e prejudicam os movimentos dos pés nos pedais.



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