Há tempos a Tesla promete que será a primeira marca a vender uma picape média totalmente elétrica, porém a fabricante norte-americana foi superada pela estreante Rivian e sua inédita R1T. A primeira picape elétrica de produção em massa no mundo custará R$ 240 mil (US$ 61.500) e chega aos 100 km/h em apenas 3 segundos, mais rápido que uma Ferrari Portofino, que atinge a mesma velocidade em 3,5 segundos.

Equipada com quatro motores elétricos, ela tem o absurdo torque de 1427 kgfm, quando combinada a força das quatro rodas. Segundo a marca, serão vendidas três versões, com níveis de autonomia e bateria diferentes. As versões de entrada usarão sistema de 105 kWh com autonomia de 370 km, já a intermediária vem com baterias de 135 kWh e autonomia para 482 km, por fim, o modelo mais caro terá conjunto de 180 kWh e autonomia de 643 km.

Todos os modelos terão velocidade máxima controlada eletronicamente de 200 km/h. A Rivian adianta que haverá um sistema de carregamento rápido das baterias que permite, em meia hora, ter autonomia de 321 km. Um dos atrativos da picape elétrica é o porta-malas dianteiro (frunk) com 350 litros e o segundo compartimento de carga entre a caçamba e o banco traseiro que abriga 200 litros de carga.

Visualmente, a picape elétrica da Rivian entrega um design bastante futurista. A carroceria é quadrada e robusta, com linhas limpas e pouco demarcadas. A caçamba é integrada à carroceria como na Fiat Toro e na Renault Oroch. Destaque na dianteira para o conjunto luminoso composto por uma barra horizontal e dois elementos retangulares em cada canto. A traseira segue apenas com uma barra luminosa de LED.

Por dentro, ela traz painel de instrumentos totalmente digital de 12,3 polegadas, central multimídia de 12,3 polegadas e tela traseira de 6,8 polegadas. A Rivian afirma que a R1T terá sistemas de condução autônoma Level 3, GPS de altíssima precisão, radar ultrassónico, câmeras em todos os cantos e outros sistemas tecnológicos.



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