É ela que garante o armazenamento de energia elétrica para ser usada quando o veículo está desligado e também para garantir o funcionamento do mesmo durante a condução. Mas, quanto tempo dura uma bateria de carro?

Todo automóvel utiliza uma bateria, aliás, todos os veículos que possuem um motor a combustão e mesmo os elétricos, embora nesse caso ela seja na verdade o “tanque” do carro.

Mas, aqui estamos falando da comum, que vem junto com o veículo. Quando sua vida útil chega ao fim, basta troca-la por uma nova.
 

Entretanto, esse tempo de vida útil vai depender de alguns fatores que abordaremos abaixo do subtítulo, sendo algumas dicas recomendáveis para prolongar o tempo de serviço da bateria de carro.

Quanto tempo dura uma bateria de carro?
 

A grosso modo, uma bateria de carro durante em média entre 3 e 4 anos. Como já falamos acima, isso dependerá de como ela será utilizada durante sua permanência no veículo.

Geralmente, os fabricantes dão garantia que varia de um a três anos. Também existem aquelas que procuram recuperar a bateria ruim para mante-la por mais tempo.

Uma bateria de carro é um dos componentes mais importantes do veículo e tem tamanhos variados, dependendo da amperagem e tipo de veículo que ela irá servir.

No primeiro caso, a amperagem varia de 45 a 100, mas ainda existem baterias mais fracas, de apenas 35 ou 36 amperes. Por incrível que pareça, estas servem até carros bem modernos.

A voltagem é sempre a mesma: 12V. Ela é suficiente para um automóvel de passeio ou utilitário. No caso de veículos comerciais diesel de porte grande, como caminhões e ônibus, a carga é de 24V.

A bateria de carro tem carga suficiente para girar o motor durante a ignição e ligar todos os componentes elétricos e eletrônicos do veículo.

Alguns itens importantes de um carro, porém, não dependem da bateria diretamente para seu funcionamento, como é o caso de direção hidráulica e ar condicionado, geralmente acionados correia em “V”. Existem carros com climatização eletrificada, como era o caso do antigo chinês Effa M100.

A direção elétrica atua apenas com o carro em funcionamento, mas em certos modelos, durante o Start&Stop, o sistema continua operacional.

E de onde vem a energia da bateria? Suas células de chumbo-ácido recebem uma carga na fábrica e esta é reposta sempre que o motor funciona, através do alternador, que é acionado mecanicamente através de correia.

O alternador pega o movimento do motor funcionando e o transforma em energia elétrica, sendo uma parte enviada para a bateria, outra para mante-lo operando e o restante para o sistema elétrico do automóvel.

Para manter-se bem carregada, a voltagem que chega na bateria de carro, precisa estar entre 13,5 volts e 14,5 volts.

Essa é uma corrente contínua, que havia sido transformada da corrente alternada produzida pelo motor.

Como prolongar a vida da bateria de carro?
 

A vida útil varia de acordo com a utilização do carro. Se o mesmo roda muito em determinados trechos, isso diminui sua vida.

A quantidade de aparelhos elétricos usados constantemente no carro também influencia, assim como o número de partidas e a temperatura média do ambiente onde o carro circula.

Além disso, remover a bateria várias vezes também reduz sua vida, bem como sua recarga em carregador externo ou a chamada “chupeta” em outros veículos ou no próprio, caso a carga esteja “arriada”.

Também é importante saber a amperagem correta para cada modelo, a fim de não sobrecarrega-la.

A revisão do sistema elétrico do carro ao longo da vida do mesmo é importante para manter a bateria sempre em funcionamento.

Uma dica é não comprar bateria com mais de 3 ou 4 meses de fabricação. Evite deixar aparelhos ligados no carro com motor parado. Uma bateria de carro custa de R$ 300 a R$ 700.



Leia mais



ou busque pelas opções abaixo
ANUNCIE GRÁTIS