Onde e como pagar?

O pagamento do IPVA pode ser feito através da rede bancária autorizada (guichê do caixa, autoatendimento, internet banking, débito agendado) ou nas casas lotéricas, utilizando o código RENAVAM constante no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos – CRLV.

Entre os bancos credenciados estão Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, Citibank, HSBC, Santander, Safra e também nas Lotéricas Caixa. Pagamentos através de boletos bancários também são permitidos.

Como conseguir desconto?

O pagamento à vista em janeiro concede desconto que varia de estado para estado. O menor desconto entre todos é em São Paulo que chega a 3%. Já no Acre e em Alagoas, estados com maior desconto, o abatimento no pagamento à vista é de 10%.

O pagamento feito em fevereiro não concede desconto, assim como o parcelamento.

Posso parcelar o pagamento do IPVA?

Sim. O parcelamento do IPVA é feito em até três vezes, sendo o primeiro pagamento em janeiro, o segundo em fevereiro e o terceiro em março.

Quem tem isenção do IPVA 2020?

Estão isentos do pagamento de IPVA 2020 pessoas com deficiência física, taxistas, carros que foram roubados ou furtados, vítimas de estelionato ou que tiveram baixa de benefício.

Além disso, carros com mais de 15 anos de fabricação também são isentos do imposto. Ou seja, veículos fabricados até 2005 não pagam mais o IPVA.

Nos estados de São Paulo, Alagoas, Paraná e Rio Grande do Sul é preciso que o carro complete 20 anos de fabricação para ser isento do pagamento do IPVA 2020. Assim, apenas veículos ano/modelo 2000 ou mais velhos estão isentos de pagamento.

E o DPVAT?

O seguro DPVAT foi extinto em novembro de 2019 e não será necessário fazer seu pagamento em 2020 junto ao IPVA. Com isso, é esperada redução do valor total a ser pago.

Qual o valor do IPVA 2020?

O preço do IPVA varia de acordo com o carro, indo de 0,5% a 4% do valor venal do veículo. Esse valor venal é determinado pela tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) a qual leva em consideração ano/modelo, versão e motorização.

Quais são os prazos para pagar o IPVA?

As datas específicas para pagamentos variam de estado para estado e também são determinadas pela placa de cada veículo. Vale assim a consulta ao site da Secretaria da Fazenda de cada estado para informação mais precisa sobre o pagamento do IPVA 2020.

No entanto, em comum a todos os estados do Brasil está a obrigatoriedade do pagamento da primeira parcela do IPVA em janeiro. Caso o motorista opte pelo pagamento à vista, ele deve também ser feito em janeiro.

E se o meu IPVA vencer?

Caso o pagamento do IPVA não seja feito no prazo correto, há multa diária. Em São Paulo há cobrança de 0,33% ao dia. Após 20 dias, há cobrança fixa de 20% do valor total do imposto. Se mantiver inadimplência, será impossibilitado o licenciamento do veículo e a multa sobe para 40%.

IPVA é o mesmo que licenciamento?

Não. Os impostos são pagos em períodos diferentes e tem objetivos diferentes. O licenciamento é a emissão anual do novo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), documento de porte obrigatório que permite a circulação do veículo. Seu mês de pagamento é determinado pela placa do carro.



Leia mais



ou busque pelas opções abaixo
ANUNCIE GRÁTIS