Enquanto no Brasil os carros em 2020 têm de adotar cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos os passageiros, além de ISOFIX, na Índia os níveis de emissões de poluentes ficaram mais rígidos. Com isso tanto lá como aqui alguns carros saíram de linha com a nova lei. Um dos casos mais graves é a Toyota que dizimou Etios, Corolla e Prius na Índia.

Com vendas cada vez mais baixas e pouco interesse do público, a Toyota encerrará a produção do Etios, Etios Sedan e Etios Cross na Índia. O investimento em regularizar os motores dos compactos na Índia seria alto demais para o pouco retorno que o modelo tem obtido por lá.

Prova disso, é que até mesmo carros de extrema importância para a imagem global da Toyota como o híbrido Prius e o Corolla, carro mais vendido no mundo, deixarão de ser encontrados nas concessionárias indianas. A justificativa, tal qual a do Etios, fica por conta do baixo volume de vendas não justificaria investimentos nos motores.

Único no Brasil

Com isso, o Brasil passa a ser o único país do mundo a produzir o Etios, que é exportado para outros mercados latino-americanos. Ele é vendido ainda na África do Sul, mas as unidades são exportadas da Índia, o que deverá fazer com que o modelo saia de linha por lá também.

No Brasil, tanto Etios hatch quanto Etios Sedã perderam significativo volume de vendas após o lançamento do Yaris. É bastante provável que o modelo siga pelo mesmo caminho no Brasil quando seu ciclo se terminar ou as vendas não compensarem mais sua manutenção nas linhas de produção.

Vale lembrar que o Etios foi lançado no Brasil em 2012, ganhou câmbio automático em 2015, foi reestilizado em 2016 e perdeu versões em 2018. O Etios Cross foi aposentado em 2018, porém continuou sendo oferecido apenas na Índia. Uma nova geração na Índia ou no Brasil não é esperada já que, tecnicamente, esse papel foi preenchido pelo Yaris.

A título de curiosidade: na Índia o Etios hatch é chamado de Etios Liva e o Sedã é batizado como Platinum Etios. Seu motor mais vendido por lá é um diesel 1.5 e não há painel digital ou opção de câmbio automático como é oferecido pela Toyota no Brasil.



Leia mais



ou busque pelas opções abaixo
ANUNCIE GRÁTIS