Sempre alinhada com sua gama de produtos globais, a Honda não tarda a lançar modelos no Brasil quando são revelados em outros países. Assim, desde que a quarta geração do Fit e a terceira do City foram lançadas, a contagem regressiva para o lançamento dos compactos por aqui começou. Mas os planos irão além.

Registros de patente feitos no Brasil por meio do INPI (Instituto Nacional de Patentes Industriais) mostram que a marca prepara três compactos para o nosso país: Fit, City e o inédito City hatch.

Hoje o modelo mais barato da Honda no Brasil é o Fit, mas isso vai mudar na nova geração. Como o hatch com ares de minivan ficará mais sofisticado, com direito a painel 100% digital e freio de estacionamento elétrico, a Honda deverá escalar o preço do modelo. Assim, abre-se espaço para o City hatch.

City Hatch

O modelo é mais simples e tem menos luxos que o Fit, como fica claro pelo acabamento interno com mais plásticos e sem as regalias tecnológicas do Fit. O City Hatch ainda é o modelo inédito na gama Honda globalmente e poderá, até mesmo, ter outro nome.

Assim, a Honda colocará o City hatch na briga com Volkswagen Polo, Fiat Argo, Chevrolet Onix, Peugeot 208 e, principalmente, Toyota Yaris. Diferentemente do Fit que tem carroceria monovolume, o City hatch é um hatch tradicional, com capô bem marcado e traseira com vidro levemente inclinado.

A ideia da Honda é oferecer um modelo mais tradicional no segmento para pegar os campeões de mercado e atingir um público que não gosta do estilo mais familiar do Fit. Essa mudança também proporcionará ao Fit a oportunidade de encarecer e assumir de vez seu lado minivan, brigando com a Chevrolet Spin.

Fit 2021

A grande questão é que o Honda Fit foi patenteado no Brasil somente em sua versão aventureira Crosstar. Tecnicamente o modelo seria o sucessor do WR-V, que não passa de um Fit aventureiro. A dúvida que fica é: o Fit Crosstar será o substituito do WR-V ou será a única versão do Fit a ser comercializada no Brasil?

City 2021

Já o City sedã não tem tanto segredo assim. A nova geração dará fim ao modelo atual, ficando maior, mais sofisticada e ganhando ares de mini-Civic. Os preços devem colar nos R$ 100 mil na versão topo de linha, diminuindo o espaço entre ele e o Civic que existe hoje. Seus principais rivais serão VW Virtus, Toyota Yaris Sedan e Chevrolet Onix Plus.

Novos motores

Em comum aos três modelos, Fit, City hatch e City sedã, está a nova gama de motores e a plataforma modular. As versões de entrada dos modelos manterão o 1.5 quatro cilindros aspirado, que passará por mudanças para render mais potência e torque, além de diminuir o consumo.

A grande novidade fica por conta do motor 1.0 três cilindros turbo, que deverá ser usado em uma possível versão topo de linha Touring – a lógica segue o que a Honda faz e HR-V e Civic, onde o motor turbo está diretamente atrelado à versão Touring, que é a mais cara da família.

No Honda City tailandês, esse motor 1.0 turbo tem 122 cv e 17,6 kgfm de torque – números mais baixos que seus rivais diretos aqui no Brasil, em que o torque passa dos 20 kgfm. Mas eles podem ser melhorados com a conversão do propulsor a flex. O consumo por lá fica na casa dos 24 km/l.

Como já é visto nos modelos mais caros da Honda, é bastante provável que o trio Fit 2021, City 2021 e City hatch 2021 não venha mais com opção de transmissão manual. O câmbio CVT deverá ganhar mudanças importantes para melhorar a suavidade e resposta do conjunto.



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