A Fiat demorou, mas finalmente terá uma linha repleta de SUVs. Enquanto praticamente todas as suas rivais têm SUVs de tudo quanto é tamanho, a italiana deixou que a Jeep se fortalecesse globalmente com novos modelos antes de dar suas cartadas. Agora, além do SUV do Argo para o Brasil, a marca prepara um modelo com porte de Compass.

Segundo Olivier François, CEO da Fiat na Europa, em entrevista à AutoExpress, “a Fiat faz carros familiares há tantos anos e é por isso que o Tipo vai bem. É um ótimo carro, mas não é um SUV”.

Colocando o hatch médio Tipo na berlinda, Françoise ainda ressalta que “está claro que a nova geração do Tipo precisa migrar para um espaço mais relevante. Como transporte familiar, é provável algo no estilo do Nissan Qashqai”.

O Qashqai, vale ressaltar, é o SUV médio mais vendido da Europa e referência no segmento, exatamente da mesma maneira que é o Jeep Compass no Brasil. Com isso, a Fiat quer um SUV maior que o 500X (equivalente ao Renegade) para disputar o segmento mais concorrido da Europa.

Lugar da Jeep e da Fiat

Para não causar atrito com a Jeep que tem posicionamento semi-premium, a Fiat quer se orientar como uma marca focada em custo benefício como Skoda, Seat, Kia e Hyundai, revela o executivo. A estratégia para a Europa será a mesma que é aplicada no Brasil com os SUVs, onde os modelos da Fiat complementarão os Jeep.

Nesse primeiro momento, o Fiat Tipo será reestilizado e ganhará uma versão aventureira inspirada no Argo Trekking, podendo até mesmo receber o mesmo sobrenome. A ideia é atacar Focus Active e Kia xCeed. Em um segundo momento virá o SUV do Tipo, que ficará posicionado acima do 500X e será o modelo não elétrico mais caro da marca.

É bastante provável que esse SUV utilize a base alongada da perua Tipo para ter porta-malas maior e seguir essa orientação mais familiar que deseja a Fiat. Como a plataforma do modelo é a mesma do Compass e da Fiat Toro, o trabalho será facilitado.

TIpo SUV no Brasil

No Brasil, o Fiat Tipo não é oferecido em nenhuma de suas três variantes de carroceria e o SUV também não está nos planos. Por aqui teremos o SUV do Argo posicionado abaixo do Jeep Rengade e o tão aguardado SUV da Toro, que deve ter carroceria cupê para não tomar o mesmo mercado do Compass.



Leia mais



ou busque pelas opções abaixo
ANUNCIE GRÁTIS